quarta-feira, 24 de março de 2010

Parfum sur mesure


Retrato: Christian Gaul



Se o conceito de luxo é traduzido, entre outras coisas, pelo caráter de exclusividade de determinado produto, há poucas coisas mais luxuosas do que ter um perfume exclusivo, feito “sob medida” só para você, cujas essências você mesmo escolheu uma a uma. Ter uma fragrância personalizada, sonho de consumo de dez entre dez apaixonados por perfumes (como eu, confesso e assumo totalmente minha tara por cheiros), era até pouco tempo um serviço disponível apenas a raras maisons como Jean Patou, Cartier e Guerlain, agora é possível no Brasil. O responsável pela alquimia é o francês Thierry Mabboux, 45 anos, que escolheu o Rio de Janeiro para viver e passou por empresas gigantescas da perfumaria internacional.
Pioneiro na arte do parfum sur mesure por aqui, Thierry é um “nariz” autodidata. Nascido na bucólica Annecy, cidade camponesa a 500 quilômetros de Paris, desenvolveu desde cedo uma memória olfativa rica e variada, que hoje é seu guia no momento de afinar e equilibrar as essências das criações. Em funcionamento desde o começo deste ano e se espalhando no boca a boca, o L’Art Olfactif de Mabboux, fincado no bairro de Santa Teresa, vai até o interessado e depois de uma série de entrevistas, provas olfativas e elaborações em seu laboratório, entrega ao cliente um perfume personalizado.

Saído da Boulle, tradicional escola francesa de Artes Aplicadas, Mabboux foi contratado pelas Galeries Lafayette para cuidar da reforma do departamento de perfumes. De lá pulou para a Chaudesaigues, empresa fornecedora de marcas como Chanel, Yves Saint Laurent, Boucheron, Helena Rubinstein, Paco Rabanne, Nina Ricci e Hermès. Depois disso trabalhou com exclusividade para a Chanel, criando e desenvolvendo pontos de vendas na França e na Europa. “A Chanel é sinônimo de perfeição, luxo e sobriedade. Durante esses anos, comecei realmente a me interessar pela arte do perfume”, disse Mabboux. No Brasil desde 1998, o perfumista firmou contrato com a L’Oréal para desenvolver os pontos de venda da divisão de luxo – Lancôme, Biotherm, Helena Rubinstein.“Foi uma oportunidade de descobrir um outro país e uma cultura pela qual me apaixonei, e decidi ficar”.
Mabboux revela detalhes da criação de uma fragrância personalizada, um delicado processo de várias etapas. Essa produção ultraexclusiva demora de três a seis meses e tem valor inicial de R$12 mil. O primeiro passo é encontrar com a pessoa, conversar com ela para entender sua personalidade e seu desejo.
”O feeling é muito importante”, diz Thierry. O segundo passo é oferecer diferentes caminhos olfativos e provar cada um deles com o cliente, escolher um caminho ou refazer uma série se necessário. O último é retrabalhar o perfume até o resultado final aprovado pelo cliente. A formulação definitiva é feita no final desse trabalho. “Os fatores mais importantes são sensibilidade, tempo e dedicação, para fazer uma fragrância conectada à personalidade do cliente”, completa. Mabboux conta que com um quilo de essência pura pode-se produzir até nove litros de perfume. [Ou seja, levando-se em conta que um frasco de 300ml pode durar até um ano, 9 litros duram... façam aí suas contas, mas é perfume para uma vida...] Um ponto importante da produção é o vaporizador. “Tenho que importar da França, pois infelizmente os brasileiros ainda não têm a qualidade necessária”. O perfumista usa essências importadas e nacionais. “Estou muito orientado para os florais (jasmim, rosa, ylang ylang), ervas aromáticas (alecrim, badiane, genievre), madeiras (cedro, patchouli, pau-santo, vetiver), animais (âmbar, cera de abelha) e cítricos (bergamota). E, para acompanhar, em pequena quantidade, noz moscada, cravo e gengibre”. Cada frasco tem em média entre 90 e 140 componentes. “Nas masculinas tenho certa preferência pelos amadeirados e cítricos. Nas femininas, gosto de trabalhar nas tendências florais e ervas aromáticas”, diz ele, que também explora as essências da Amazônia em suas criações. “Aposto que no futuro vão ser descobertos muitos tesouros olfativos brasileiros”, afirma o perfumista, que se fizesse uma fragrância com o cheiro do Brasil, diz que certamente seria uma homenagem à natureza: “Seria um misto de floral e madeira”.
Interessou? Vai lá! www.lartolfactif.com
*Entrevista publicada em Wish Report 34, dez 09/jan 10

Nenhum comentário: